SBAI 2019

Concerto da Orquestra de Ouro Preto

Show "The Beatles"

Concerto da Orquestra de Ouro Preto - "The Beatles"

RELEASE ORQUESTRA

Reúna uma orquestra renomada e adicione guitarra, baixo e bateria. Para a trilha sonora, escolha canções da banda mais importante de todos os tempos. Com essa receita infalível, o resultado não poderia ser outro: teatros lotados, sucesso de público e de crítica. Como faz há seis anos por diferentes cidades do país, a Orquestra de Ouro Preto apresenta na 14º SBAI o concerto “The Beatles”, em que toca músicas dos quatro garotos que saíram da portuária Liverpool nos anos 60 para mudar definitivamente o rumo da cultura popular.

“The Beatles” é um projeto da Orquestra Ouro Preto que roda o Brasil propagando a obra de Ringo Starr, George Harrison, Paul McCartney e John Lennon. A ideia, segundo o maestro Rodrigo Toffolo, é fazer uma tabela entre a universalidade da música do quarteto e a necessidade de se formar um público de orquestra. Para isso, nada melhor que pegar emprestado um material que faz parte do imaginário coletivo há quase 60 anos. 

Toffolo ressalta que, para além da produção musical, os Beatles são um fenômeno que mudou paradigmas comportamentais, influenciando hábitos desde o corte de cabelo até as roupas. Levar toda essa bagagem para os palcos é unir gerações. “A beleza da música em si é muito forte, e isso é fundamental. É algo que tem de ser divulgado. A obra dos Beatles é um patrimônio da humanidade, prova disso é que estamos em 2019 e as pessoas estão ouvindo, pesquisando, correndo atrás de novidades”, afirma Toffolo. 

No palco, a Orquestra faz um tour pelas diferentes fases da banda. Do período iê-iê-iê aos longos cabelos e barbas, passando pela onda psicodélica impulsionada pelos experimentalismos à base de inovações tecnológicas, maconha e LSD, canções como “She Loves You”, “Help”, “Yesterday”, “A Day in the Life”, “Something”, “Hey Jude” e “Because” chegam com outra roupagem.

De acordo com o maestro, poder mesclar o popular e o erudito foi um processo de muita aprendizagem. E, ao vivo, o público tem a possibilidade de experimentar outras sensações com canções que fazem parte de suas vidas. “Muda-se a maneira de ouvir, é outra relação auditiva. As vozes, a harmonia, a orquestração... As pessoas ficam curiosas para ver o resultado final”, conta. “Reger e tocar essas músicas é algo que me dá muito prazer. Tenho um profundo respeito pela obra deles”, completa Rodrigo Toffolo, que não se considera beatlemaníaco, mas, na hora de escolher seu preferido, não titubeia: “Sou da turma do George Harrison”.

Terça-feira - 29/10
20h30m Concerto da Orquestra de Ouro Preto - "The Beatles"

Orquestra Ouro Preto

Ao longo de dezenove anos de atividades ininterruptas, a OOP sempre se destacou pela competência e virtuosismo de seus músicos.

O grupo com sede em Ouro Preto, nasceu com o objetivo de reviver a histórica vocação para música da antiga Vila Rica, quando Rufo Herrera e Ronaldo associados a um grupo de instrumentistas criaram, no ano de 2000, a Orquestra Ouro Preto.

A OOP tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas, fundamentando seu trabalho em linhas de atuação específicas, que a distinguem de outras orquestras, a exemplo da universalidade da música, tendo como base o repertório clássico; a latinidade como fonte de identidade e referência, além do ineditismo e experimental, mediante o diálogo entre os universos das músicas clássica e popular.

Terça-feira - 29/10
20h30m Concerto da Orquestra de Ouro Preto - "The Beatles"

Orquestra de Ouro Preto - "The Beatles"

Dialogando os universos da música erudita e popular, o concerto propõe uma vibrante viagem sonora pela biografia musical do quarteto de Liverpool, a partir de uma combinação inusitada: a união, em um mesmo palco, de uma orquestra de cordas e uma banda de rock.

A apresentação abrange todo o período de produção artística dos Beatles, de grandes sucessos que há muito fazem parte do imaginário coletivo, a canções menos conhecidas do grande público, em arranjos inéditos, assinados pelo jovem violinista Mateus Freire. Destaque para Day Tripper, In My Life, Penny Lane, Because, Something e With a Little Help From My Friends, esta última, colocando em cena a versão beatle, junto àquela do célebre arranjo de Leon Russel, eternizada por Joe Cocker, em Woodstock.

As músicas privilegiam a linha melódica original das canções, com os violinos, violas, violoncelos e baixo, substituindo a palavra cantada. De acordo com o maestro Rodrigo Toffolo, diretor artístico e regente titular da Orquestra Ouro Preto, o objetivo da escolha é manter fidelidade às peças, “desvendando a complexidade melódica das canções do grupo e, ao mesmo tempo, reafirmando o caráter atemporal da obra do quarteto de Liverpool”, explica.

Sucesso de público e crítica, o espetáculo alcança aproximadamente uma centena de apresentações por vários estados do Brasil, incluindo participação na International Beatle Week, em Liverpool, no ano de 2012, em três elogiados concertos, tornando-se a primeira orquestra do mundo a participar do tradicional evento destinado a beatlemaníacos de todo o mundo.

Repertório – The Beatles

Day Tripper, Come Together, Here, There and Everywhere, Yesterday, Help, Blackbird, Because, Eleanor Rigby, In My Life, She Love’s You, Penny Lane, Let It Be, Don’t Let Me Down, Something, With a Little Help From My Friends, Hey Jude.

Maestro Rodrigo Toffolo

Natural de Ouro Preto (MG), cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, Rodrigo Toffolo é doutorando em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Mestre em Musicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fundador da Orquestra Ouro Preto, é seu diretor artístico desde 2000, assumindo a regência titular do grupo em 2007, após formação junto ao Maestro Ernani Aguiar, um dos maiores compositores e pesquisadores brasileiros em atividade.

Como regente titular e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto, colecionou prêmios e condecorações como o Prêmio da Musica Brasileira 2015, na categoria melhor álbum de MPB por Valencianas – Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto e o Prêmio Profissionais da Música 2017, na categoria Orquestras. Vale destacar ainda as indicações dos álbuns Latinidade (2007) ao Grammy Latino e Latinidade: Música para as Américas (2017) ao Prêmio da Música Brasileira na categoria Erudito.

Seus projetos têm encontrado eco por todo Brasil e exterior, levando a parcerias com grupos e instituições na Bolívia, Argentina, Portugal, Espanha, Inglaterra, Itália e Estados Unidos.

Terça-feira - 29/10
20h30m Concerto da Orquestra de Ouro Preto - "The Beatles"

Passeios Turísticos

Trem da Vale

Orquestra - The Beatles

Restaurantes e Bares

Hospedagem

Como chegar em Ouro Preto

Visitas Técnicas

Mapa Turístico

REALIZAÇÃO:

Universidade Federal de Ouro Preto
Escola Minas

PROMOÇÃO:

Sociedade Brasileira de Automática

PATROCÍNIO:

ORGANIZAÇÃO:

Elo Eventos

14° Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente - SBAI 2019

Parque Metalúrgico
Centro Convenções - UFOP
Centro Histórico
Ouro Preto - MG

(51) 3388-4944

contato@sbai2019.com.br

TOP